"" Desenhos Artesanais: Materiais que todo desenhista deve ter

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Materiais que todo desenhista deve ter


Um bom lápis



Lápis: Há lápis de varias graduações que dependendo da técnica utilizada,  eles farão muita diferença no resultado final. 



Os lápis são divididos em graduações:

Grafite Duro ( "H" = Hard): 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, 

Grafite médio ( "HB" = Hard/Black): HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 

Grafite Macio ( "B" = Black): 6B, 7B, 8B, 9B

A diferença entre eles está na graduação e rigidez, o que significa que para cada sombra, existe um lápis proporcional à sua intensidade. Você não precisa ter todos, mas 3 ou 4 tons seriam essenciais.



Além dos lápis graduados, você pode experimentar outros tipos de instrumento para desenvolver seus desenhos como: 



Barra de Grafite. Ideal para Esboços, Desenhos, Traços e Decalques. Assim como os lápis tem suas graduações, as barras de grafite têm as suas também.




Carvão de origem vegetal utilizado para desenho. Com um pouco mais de prática você pode fazer um desenho bem elaborado somente usando ele e para fixação, utilize verniz fixador, caso contrário sempre que tocar no desenho de sua mão, desbotará com muita facilidade.


Você pode encontrar o carvão vegetal como lápis também




Lápis Carvão Gioconda



Lápis Carvão Chinês



Lápis Carvão Conté

 Qualquer um desses é utilizado para desenho e esboços e tem alto padrão de qualidade. Todos são de marcar importadas.

OBS: Essas são marcas que eu uso e gosto muito, mas há outras também como: Cretacolor e Koh-I-Nor que são tão boas quanto essas citadas acima. 



Esfuminho é essencial




Esfuminho é um rolo de papel feito de feltro ou peliça prensado em forma cilíndrica com pontas nas extremidades; instrumento criado especificamente para a obtenção dos efeitos de esfumado e pode ser utilizado para os trabalhos utilizando-se as técnicas secas como o lápis de grafite, carvão ou pastel.


O esfuminho serve para  desmanchar o grafite no papel, ou seja, "esfumar" as áreas pequenas e precisas, que com o dedo não seria possível fazer com tanta precisão, finalizando então, um visual mais real ao desenho.





Uma boa borracha é fundamental



Para os esboços, a borracha plástica branca já é suficiente, as quais você pode encontrar em diversas marcas. Faça teste com algumas, pois nem todas as borrachas brancas realmente apagarão sem deixar o papel borrado. 

Mas para um desenho mais elaborado, com efeitos realistas ou hiper-realistas, serão necessárias outras borrachas de apoio.

Abaixo segue alguns exemplos de borrachas brancas ou não e suas funções específicas.

Borracha plástica de excelente qualidade. Considerada a melhor borracha do mundo embalada individualmente em um envólucro prático de celofane. Possui manga deslizante para manuseio mais fácil.

Exclusiva fórmula que deixa poucos resíduos de fácil limpeza, evitando desperdícios.


(Essa borracha é a minha favorita, principalmente para limpar o contorno de um retrato, ou deixar aquele brilho dos olhos bem branquinho.) 

  

Borrachas importadas também valem o investimento



Borracha MONO Light Tombow é uma borracha plástica Japonesa. Essa borracha é utilizada para apagar grafite e é extremamente macia. Possui uma excelente maleabilidade.


Essa borracha é utilizada para apagar grafite com facilidade, sem marcar o papel.


Borracha conhecida como limpa tipo é utilizada não só para apagar, mas para tirar o excesso do grafite fixado no papel, e promover pequenos efeitos de luz, como no olhos, face, contorno do rosto, cabelos, pêlos de animais e assim por diante. E pode ser usando para grafite, pastel e carvão.

Essa é uma borracha que fica suja com muita facilidade, para mantê-la limpa basta ficar amassando como se fosse massinha de modelar, até ficar da cor original novamente.